Desenvolvendo chatbots eficazes: O papel do Human-Centered Design

Você já conversou com um assistente virtual que não conseguiu entender o que você estava tentando dizer? Ou ainda, você já ficou preso em um loop infinito de perguntas e respostas que não levavam a lugar nenhum? Pois é, a construção de chatbots eficazes não é uma tarefa simples, mas com o uso de técnicas como Human-Centered Design é possível criar bots que atendam às necessidades dos usuários de forma intuitiva e eficiente.

Recentemente, participei de um curso da #Letsbot sobre desenvolvimento de chatbots, foi um grande desafio, pois por muito tempo eu havia desenvolvido soluções iniciando pela tecnologia, sem levar em consideração as necessidades dos usuários. No entanto, com a ajuda da #Letsbot e do instrutor Bruno Fazoli, consegui entender a importância de ter o ser humano no centro do desenvolvimento e como é crucial pensar nas necessidades e desejos dos usuários desde o início do processo.

Imagem gerada por I.A.: Ser Humano no Centro

No curso, foram abordados temas como a importância do design na construção de chatbots, o cenário de inovação de chatbots, pré-requisitos, o que é o Human-Centered Design, pesquisa de públicos extremos, estruturação de entrevistas com perguntas inteligentes, entre outros. Aprendi a conversar com as pessoas e a fazer com que elas nos mostrassem pontos de vista e insights sobre o negócio. Também aprendi sobre a dificuldade de montar um time qualificado e os desafios de conversar com o time em um cenário diverso. Conhecemos estratégias importantes de como se portar e comportar em uma entrevista, e a importância sobre pesquisas quanti e qualy.

Desenvolvimento do Duplo diamante

No módulo 3, aprendemos sobre ideation, ou seja, como fazer a compilação das entrevistas, separação dos grupos chamados de cluster e como fazer sprints renderem sem discussão, com foco na atividade.

Já no módulo 4, tivemos a validação das ideias, o prototype, a prototipação digital, as validações em 5 atos e validar o protótipo.

O curso foi uma experiência incrível e me fez perceber como é importante desenvolver chatbots que atendam às necessidades dos usuários de forma eficiente e intuitiva. Afinal, em um mundo cada vez mais conectado, é fundamental que as empresas estejam preparadas para oferecer soluções inovadoras e eficientes para seus clientes. E o curso Human-Centered Design é fundamentais para alcançar esse objetivo.

Duplo Diamante na prática

Você que desenvolve ou está interessado em ingressar nessa área, recomendo que invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Conhecer técnicas de Human-Centered Design pode fazer toda a diferença em seu trabalho e torná-lo um especialista em chatbots eficazes.

Espero ter despertado em você o interesse em saber mais sobre esse assunto tão importante e que possamos continuar aprendendo juntos sobre como desenvolver soluções inovadoras para atender às necessidades dos usuários.

Até a próxima!

×